4 de jun. de 2009

Dia mundial do meio ambiente: A origem



Amanhã, 5 de Junho, comemora-se o dia mundial do meio ambiente. A data foi definida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desenvolvimento e meio ambiente foram os assuntos abordados na conferência, que teve participação de 113 países, o que faz com seja considerada o primeiro grande encontro internacional para discussão dos problemas ambientais.

O objetivo da Conferência era alertar para os riscos da degradação do meio ambiente e colocar em pauta a necessidade de protegê-lo através da preservação e conservação dos recursos naturais. A partir do encontro, poluição, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável, destruição da camada de ozônio e das espécies vegetais e extinção de animais, começaram a ser pensados e discutidos.

Os debates durante a Conferência trataram de assuntos como o controle populacional e a necessidade de redução do crescimento econômico. Dois documentos conduziram para este enfoque: Relatório do Clube de Roma e Only one earth: the care and maintenance of a small planet, de responsabilidade de Bárbara Ward e René Dubos.

Alguns dos países em desenvolvimento que estavam presentes no encontro contestaram os pontos abordados, afirmando que os documentos tinham uma postura Neomalthusiana. A teoria defende a idéia de que o crescimento demográfico é a causa da pobreza ou do subdesenvolvimento e a solução é controlar o ritmo de crescimento da população através do planejamento familiar.

Eles interpretaram as ideias apresentadas nos documentos como um movimento de ampliação da sua subordinação aos países desenvolvidos. A visão contribuiu para que a declaração decorrente do encontro dedicasse diversos capítulos à tentativa de resguardar a soberania dos países em desenvolvimento, ou seja, sua liberdade de ação e desenvolvimento através do uso de seus territórios e recursos naturais. Depois da conferência foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), considerado uma das primeiras agências ambientais global.
Segundo as informações publicadas no livro “Rios, Redes e Regiões”, escrito pelo engenheiro civil Paulo Affonso Soares Pereira, o Brasil liderou a posição dos países pobres no sentido de retratar a postura diplomática que busca articular o meio ambiente às necessidades do desenvolvimento econômico. Paulo Nogueira, primeiro secretário da Secretaria Especial do Meio Ambiente (1974-1986), conta que o Secretário Geral do Ministério do Interior e membro da delegação brasileira, Henrique Brandão Cavalcanti, ao retornar ao Brasil, promoveu a elaboração do decreto que instituiu em 1973 a Secretaria Especial do Meio Ambiente, que iniciou suas atividades em 14 de janeiro de 1974.

Fonte: http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/90

Um comentário:

  1. Tássinha, tá ótimo o seu blog! O tema escolhido, não deixa de ser muito pertinente, e de estar inerente ao nosso cotidiano! Vale a pena reforçar e voltar a atenção para assuntos tão importantes como o meio ambiente! ta aí, nem sabia que existia um dia mundial só pro meio ambiente, sou prova que por mais que eu saiba algo sobre o tema, o que eu sei é uma gota, perto do oceano de informações que desconheço. Mais do que um blog, isso também é mais um alerta para nos preocuparmos com a natureza!
    Parabéns girl!
    bjo

    ResponderExcluir